sábado, 31 de dezembro de 2011

Para quem gosta de ler e refletir.


SEMENTES DE KAIRÓS 
(Por Denise Puppin)

Tive um ano de desafios e também de realizações. Obtive êxito na vida pessoal e profissional. Fiz novos amigos e com o apoio das mídias virtuais, procurei cultivar os que conheço há anos. 

Acompanhei com carinho, entusiasmo e satisfação, o desenvolvimento e crescimento de todos os que estiveram sob minha orientação. Uma dádiva!

Muitas sementes que plantei ao longo dos 21 anos de profissão, fecundaram e germinaram nesse ano de 2011. Outras, ainda estão em processo. A maturidade ensinou-me a entender o ciclo da gestação dos projetos, das ideias e desejos.  A botânica me incentivou. 

É interessante observar o processo de germinação das plantas, pois sofrem influencia direta do meio, que deve ser favorável.  Antes da germinação acontecer, algumas sementes passam por um período, chamado ‘dormência’, que é um estágio de inibição temporária no crescimento. O reino vegetal assim como o animal, também tem suas estratégias de sobrevivência e manutenção das espécies. A colheita é fase posterior. Todavia, somente colhe-se o que se plantou.

Também fui inspirada pelo conhecimento da diferença entre ‘Chronus’ e ‘Kairós’. Ambas as palavras são de origem grega e significam ‘tempo’, entretanto denotam diferentes entendimentos. 

Cronus’, é entendido como o tempo sequencial, quantitativo, determinado pelos ponteiros que marcam os números do relógio. Nele existe o passado, o presente e futuro, sendo possível ser mensurado. Nesse tempo, chamado de ‘tempo dos homens’, há ansiedades e frustrações. 

Kairós’, é entendido como tempo propício, qualitativo, determinado por Deus, independe dos ponteiros do relógio. Nele o passado, o presente e futuro estão juntos, sendo impossível ser mensurado. Nesse tempo, chamado de ‘tempo de Deus’, há promessas e esperanças.
 
A sapiência de Deus está no fato d´Ele usar o tempo cronológico para nosso aperfeiçoamento e crescimento físico, emocional e, sobretudo espiritual. 

Venho mexendo nas estruturas mais profundas dos meus pensamentos para viver no ‘Kairós’. Viver em plena concórdia em Deus é um exercício diário. Porque fomos enganados desde a tenra e inocente infância por aqueles em quem confiamos, tendemos a generalizar os sentimentos, pouco confiando ou até desconfiando de nossas capacidades, do mundo ao nosso redor e, sobretudo de Deus, que faz parte de um mundo sobrenatural. 

Sementes precisam ser replantadas nesse solo. Estou certa de que no seu atual momento, caro leitor, assim como eu venho fazendo, criará condições favoráveis à germinação. 

Relembrando as palavras do Mestre, “... a semente que caiu em terra boa; tendo crescido, produziu fruto cem por um. Dito isto, Jesus acrescentou alteando a voz: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Lc 8, 8)

Nesse caminho, a vitória é garantida. Mantenha-se firme. Ao seu lado estarão as melhores companhias.


Este texto pode ser reproduzido desde que seja creditada a autoria e a fonte de onde o mesmo foi extraído - Lei 9610/98 – Proteção dos direitos  intelectuais - Copyright dP® 2012 (Todos os direitos são reservados)  - Texto registrado no EDA

Denise Puppin é fonoaudióloga, Professora de Oratória e Retórica contemporânea; Trainer e Coach de Apresentações, Discursos e Treinamentos; Consultora de Imagem e Estilo Pessoal; Master Practitioner em PNL (Instituto de Berlim/Rio), especialista em Experiência de Aprendizagem Mediada (Icelp/Rio), Terapeuta no 'método Padovan de Reorganização Neurofuncional'.   
Desde 1991, ministra treinamentos e cursos individuais, grupos e in company em ‘Comunicação & Oratória’.   


24 comentários:

  1. Linda crônica, dra Denise! Ainda não tive a oportunidade de lhe falar, mas estou sendo frequentemente escalado pela minha empresa para aplicar treinamentos na minha área. Apresentações de 2 dias completos, por exemplo, e com públicos de 30 pessoas, aproximadamente. E tenho me saído muito bem, graças a Deus!

    Aquele medão todo foi pro espaço, hehe! Saiba que a estruturação da fala e as técnicas de apresentação eu aprendi com você, há alguns anos atrás... E sou muitíssimo grato por isso! Saiba que a semente que a sra plantou aqui no Leblon tem dado bons frutos, hehe.

    Grande beijo, saudações à família e um ótimo 2012!!

    Roberto Taboaço

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo! Que DEUS continue te inspirando a escrever textos tão belos quanto esse. A Palavra de Deus nos fala, em Eclesiastes 3.1, o seguinte: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Tudo tem o seu tempo certo - o Kairós de Deus. Portanto, continuem lutando, sabendo que resta um repouso para todos nós e que Deus estará sempre conosco, sempre...


    Feliz 2012! Viva-o todo na presença de Deus. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Beleza, beleza pura para se ler no primeiro dia do ano de 2012.

    Que nos encontremos muito e que suas maravilhosas palavras , iluminadas e fundamentadas na fé , nos ensinem e nos torne pessoas melhores !

    ResponderExcluir
  4. Beleza, beleza pura para se ler no primeiro dia do ano de 2012.

    Que nos encontremos muito e que suas maravilhosas palavras , iluminadas e fundamentadas na fé , nos ensinem e nos torne pessoas melhores !

    ResponderExcluir
  5. Obrigado querida, desplegamos nuestras alas en el tiempo kairos, a gente voa no tempo kairos, tempo eterno no tempo do Deus infinito, convergencia do pasado, do presente e do futuro. Adorei Semente de kairòs! Raúl (Peru)

    ResponderExcluir
  6. Denise Puppin, quando a convidei para ser minha amiga no FB, parecia-me algo sem explicação. Eu não a conhecia, mas no meu íntimo sentia que tínhamos experiências a trocar, tínhamos algo em comum.

    Quando li hoje, "AS SEMENTES DE KAIRÓS" gostei e tive vontade conhecer algo mais que vc havia escrito.

    Deparei-me com a sua crônica/mensagem de Natal... Tive vontade de chorar; senti uma empatia imensa com você e senti que das amigas que escolhi, temos muito das sementes do tempo do homem e do tempo de Deus.

    Amiga querida, parabéns pelo seu currículo e principalmente pelo muito que você tem em termos de comunicação...
    Um grande abraço e um Feliz Ano Novo pra você e família.
    Ivani Cesar

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto Denise!!! Profundo... entendo bem o que você escreveu!! Bjss e ótima colheita!!

    ResponderExcluir
  8. Patricia Lima Ribeiro1 de janeiro de 2012 23:31

    Excelente texto! Hoje “Cronus” reina na maioria das pessoas que anseiam por conquistas em 2012 e lamentam frustradas, as perdas de 2011. Que todos possam realinhar seus pensamentos com o tempo “Kairos”. Sempre é tempo! Afinal, ele independe dos ponteiros do relógio.

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu texto Denise. Realmente , boas sementes semeadas, bons frutos colhidos . Que vc. possa colher frutos sadios neste novo ano. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom texto, Denise Puppin! ADOREI! Feliz 2012! + sucesso pra vc, querida. VC MERECE, faz acontecer! PAZ e AMOR! da sua aprendiz, Natácia Dias

    ResponderExcluir
  11. Denise, gostei muito do texto. Tenho nos últimos tempos procurado viver esse momento de germinação "kairos". Procurar se fazer fértil para que germinem as sementes em dormencia é um exercicio diário e muito interessante de se fazer. Abraços e que novas sementes brotem em 2012 em seus planos e projetos.

    ResponderExcluir
  12. Christiane Di Iorio3 de janeiro de 2012 12:07

    Querida amiga, desejo um 2012 de muita paz, saúde e que Deus te cubra de bençãos assim como à sua família.

    Sinto um enorme desejo de fazer seu curso de oratória, é uma pena ser distante pois a vida da gente é um grande corre corre, mas se de alguma maneira pensar em trazê~lo pra região dos lagos, é só falar pois estou numa sala de 4o mts e penso que dá pra te ceder um espaço. um grande beijo em você.

    ResponderExcluir
  13. Lindo seu texto, Denise!!! Sincronicidade total com meu status,rsrsrs!!! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Denise, parabéns pelo lindo texto " Sementes de Kairós".
    Muito obrigada. Irei compartilhá-lo. Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Denise, boa noite. Excelente artigo "Sementes de Kairós", inspirador. Me fez refletir sobre algumas passagens da minha vida...parabéns!

    Michelle Bizarria.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom seu texto. Aproveitando para desejar a vc e sua familia um feiz 2012 e que Deus esteja abençoando seus passos neste novo ano. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Lindo texto Denise.Reflexões muito profundas e importantes para o momento atual que vivemos. Importante sempre lembrar que a semeadura é opcional, mas a colheita, do que foi semeado, é obrigatória. Um grande abraço. Márlio.

    ResponderExcluir
  18. Denise, bom dia.
    Li seu texto e gostei muito. Precisamos todos conhecer botânica, para sabermos plantar as sementes no solo fértil, e ter paciência para esperar o desabrochar e a colheita.
    Um abraço fraterno. Do sempre seu aluno,
    Fernando

    ResponderExcluir
  19. Denise, bom dia.
    Li seu texto e gostei muito. Precisamos todos conhecer botânica, para sabermos plantar as sementes no solo fértil, e ter paciência para esperar o desabrochar e a colheita.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Denise Puppin pelo seu sincero e incansável empenho na busca de seus objetivos. Você mais do que merece todos os resultados positivos alcançados.

    ResponderExcluir