segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Para quem gosta de curiosidades.

DIA do MESTRE
(Por Denise Puppin)

Dia 15 de outubro, comemora-se no Brasil o dia dos Professores.

Nessa mesma data no ano de 1827, Pedro I Imperador do Brasil, estabeleceu uma lei onde criou o ensino elementar no Brasil.

O Artigo 1º desse decreto imperial diz que, “em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos, haverão as escolas de primeiras letras que forem necessárias”.

Os outros 17 artigos falam sobre fechamento de escolas em povoados pouco populosos e a transferência dos professores para lugares de melhor aproveitamento. Também aborda assuntos de salário, conteúdo da instrução a ser aplicada, criação de escolas para meninas, além do registro das novas escolas.

A data não foi escolhida por acaso, Dom Pedro I escolheu esse dia por ser o dia da morte de Santa Tereza de Ávila. Religiosa da Ordem Carmelita, era uma amorosa educadora e escritora. Foi uma das maiores personagens do misticismo católico de todos os tempos, sendo reconhecida como a doutora da Igreja.
  OBS: Se vc GOSTOU desse blog, prestigie-o CLICANDO no SELO dourado Á DIREITA dessa página. Seu voto possibilitará que esse blog seja o vencedor do concurso anual de Blogs 'TopBlog 2012'.
         Já estamos entre os 100 melhores, pelo 2o ano consecutivo!
         Grata.

4 comentários: