segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Salve 21 de outubro!



PRESENTE PARA A ALMA 
(Por Denise Puppin)

Ontem foi meu aniversário. Dia perfeito para relembrar as festas que já tive na infância. Bolos de aniversário dos mais simples aos glaçados e balas de coco embrulhadas em papel ‘fru-fru’, era uma tradição. 

A melhor parte da festa, claro, era receber os presentes. Depois de abertos, jogava os papéis debaixo da cama, acreditando na lenda de que o gesto possibilitaria a chegada de mais presentes. Não é que dava certo! Pelo menos nas vezes que acreditei funcionou.

Cachorro-quente nunca foi convidado para as festas na nossa família. Salsichas não eram muito bem vindas em casa. Os sanduiches servidos eram de carne de pernil, ou lagarto finamente cortado, servido em molho de cebolas roxas no azeite e levemente avinagrado. Essa receita continua fazendo sucesso na família com o nome de ‘carne louca’. Posso garantir que todas as crianças comiam e gostavam bastante.

As felicitações, aqueles abraços que as vezes demoravam, e as repetidas frases ‘você cresceu’, ‘cada dia fica mais bonita’, ‘está a cara da sua mãe’, me constrangiam bastante. Já no final da festa, na hora de cantar o ‘parabéns pra você’, outro momento de desconforto. Permanecer imóvel diante de todos os convidados me envergonhava muito. Queria mesmo era ficar debaixo da mesa...  

Depois que eu cresci, passei muito tempo sem dar importância aos meus aniversários. Por muitos anos, não ofereci nem um pedaço de bolo a mim mesmo. Triste não é? Sempre arranjava uma desculpa, ora estava trabalhando, ora viajando, ora fazendo sei lá o que.

Há alguns anos decidi mudar. Passei a presentear-me nos meus aniversários e, venho me sentindo muito bem com a nova atitude. No ano passado comprei a linha completa de cremes de uma famosíssima marca francesa. Caaaro... mas amei! Já me presentei com massagens corporais em spa urbano, mimos eletrônicos e outras coisinhas mais.

O tempo passa, é certo. O corpo envelhece e se a gente deixar, a alma também. Decidi que nesse ano, o presente me darei, será um certificado de compromisso em manter-me feliz, alegre, bem disposta e sempre de bem com a vida.

Um presente barato, você pode estar pensando... porém, custa muito caro mantê-lo. Você deve saber muito bem disso.   

Acabei de agradecer a mim pelo meu presente, que aceitei de bom grado, prometendo empenho no compromisso em manter minha alma jovem e feliz. 

Que Deus me ajude a cumprir essa promessa!
 
Este texto pode ser reproduzido desde que seja creditada a autoria e a fonte de onde o mesmo foi extraído - Lei 9610/98 – Proteção dos direitos  intelectuais - Copyright dP® 2013 (Todos os direitos são reservados)  - Texto registrado no EDA.
Denise Puppin é fonoaudióloga, Professora de Oratória e Retórica contemporânea; Trainer e Coach de Apresentações, Discursos e Treinamentos; Consultora de Imagem e Estilo Pessoal; Master Practitioner em PNL (Instituto de Berlim/Rio), especialista em Experiência de Aprendizagem Mediada (Icelp/Rio), Terapeuta no 'método Padovan de Reorganização Neurofuncional'.   
Desde 1991, ministra treinamentos e cursos individuais, grupos e in company em ‘Comunicação & Oratória’.

OBS: Se vc GOSTOU desse blog, prestigie-o CLICANDO no SELO dourado Á DIREITA dessa página. Seu voto possibilitará que ele seja um dos vencedores do concurso anual de Blogs 'TopBlog 2012'.
         Já estamos entre os 100 melhores, pelo 2o ano consecutivo!
         Grata.

67 comentários:

  1. Neide Izabel Minati22 de outubro de 2012 08:34

    Olá, Denise!!
    Muito bom seu texto...Tomei consciência que o maior presente de aniversário era celebrar minha vida...minha alma... Também a alguns anos venho me presenteando a cada aniversário; e agradecendo tudo que sou...tudo que tenho...e pela pessoa melhor que me tornei a cada ano.Por isso nos presentear faz um bem danado!!
    Sucesso e felicidades sempre! Bjoo

    ResponderExcluir
  2. Lindo e verdadeiro teu texto Denise. parabéns por seres essa pessoa tão especial! Seja FELIZ sempre! Grande Beijo Fefa Morales

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Aliás, me surpreendo com cada um que leio. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Denise, o dia do nosso aniversário é o dia em que celebramos a vida!
    Quando crianças não entendemos muito isto, mas ficamos felizes quando o dia chega pois além do carinho que recebemos com os parabéns ainda vem os presentes, ah os presentes! Alguns fazem nossos olhos brilharem, outros nem tanto, mas é um dia em que nos sentimos o centro das atenções!
    Como vc disse, em algum momento de nossas vidas podemos até esquecer de celebrar este dia, mas com a maturidade redescobrimos este prazer!
    Viva o seu dia intensamente!
    Bjs,
    Nazareth

    ResponderExcluir
  5. Sabe Denise, a vida nos ensina a viver de forma mais consciênte, mais madura e ainda amar a si mesmo é uma realidade.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto, e já votei no blog!!! Bjs e ótima semana pra você!!!

    ResponderExcluir
  7. Denise desejo de coração que você consiga cumprir a sua promessa de se manter jovem, faz bem prá alma!!!! Deixe a criança que existe dentro de você se manifestar sempre!!!!
    "Salve 21 de outubro"
    Tô aqui !!!
    Mil beijocas

    ResponderExcluir
  8. Li o texto Denise Puppin e achei muito bonito. É realmente isso, os aniversários muitas vezes constrangiam a gente mas agora, mais maduros, vemos a importância de comemorá-los na sua plenitude. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Amei o texto e já votei... também vou assumir este mesmo compromisso comigo mesma. O tempo passa muito rápido e muitas das vezes não damos a devida importância a nós mesmos !!!!!
    Grande beijo e saudades....
    Alê

    ResponderExcluir
  10. Genial sua ideia. De hoje a um mês estarei aniversariando e, com certeza, vou me dar esse presente, de ser feliz! Muito obrigado, Denise! A propósito, fui no site TopBlog e lhe prestigiei, você merece! Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Amei o texto e já votei... também vou assumir este mesmo compromisso comigo mesma. O tempo passa muito rápido e muitas das vezes não damos a devida importância a nós mesmos !!!!!
    Grande beijo e saudades....
    Alê

    ResponderExcluir
  12. Achei o texto muito bonito. E que você mantenha o compromisso firmado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Oi Denise! Seu texto me fez mais uma vez parar para refletir, sobre o quanto valorizamos as "coisas" palpáveis e o quanto costumamos esquecer de que nada tem sentido se não estamos bem com nós mesmos. Tenho certeza que o presente que você se deu este ano, "certificado de compromisso em manter-me feliz, alegre, bem disposta e sempre de bem com a vida", será um presente lembrado todos os dias e com certeza partilhado com todos que tem a oportunidade de encontrar com você. Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Que texto envolvente, Denise. Parabéns! ND

    ResponderExcluir
  15. Querida, fiquei com água na boca quero comer a carne louca, eu acho prazeroso fazer aniversário e se presentear, gosto das mensagens de felicitações das pessoas que por algum motivo a vida afastou mas que sempre estão presentes em nossos corações, desejo que você mantenha esse presente por toda sua vida. bjo grande

    ResponderExcluir
  16. Belíssimo presente querida amiga! Esse compromisso com você é o que há de melhor a ser feito! Eu mesma estou prestes a fazer aniversário daqui há 7 dias e estou escrevendo as 54 coisas que vou fazer por mim, entre um aniversário e outro, uma coisa para casa ano de vida! E todas dentro do mesmo espírito, de ser feliz, de ser mais leve, de estar em sintonia comigo mesma!
    Viver a vida, um dia de cada vez, da melhor maneira que conseguimos é o melhor dos presentes!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  17. Denise
    O que você escreveu podemos dizer que não é um "texto" e sim a textura de sua alma. Existem certos sentimentos que são quase impossíveis de serem materializados através de palavras, falada ou escritas, pois elas são formas imperfeitas para expressar o mais íntimo dos sentimentos. Creio que você chegou bem próximo daquilo que é inexprimível.
    Um outro aspecto muito relevante no que você escreveu está na necessidade de nos amarmos, pois esse é um mandamento de Jesus: "Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 22:36-39)
    Para amar alguém é preciso que nos amemos primeiro.
    Um carinhoso abraço, e que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Que presente maravilhoso! Parabéns! Se existe presente melhor, ainda não conheço. Muitos beijos e seja feliz!!

    ResponderExcluir
  19. HELOISA HELENA COTTA GOMES23 de outubro de 2012 07:47

    OLÁ DENISE!
    ACABEI DE LER SEU TEXTO E FIQUEI EMOCIONADA. ÀS VEZES A GENTE SE ESQUECE DE NÓS. ENTENDEU NÉ? TAMBÉM TIVE MUITOS ANIVERSÁRIOS E FUI MUITO TÍMIDA NA INFÂNCIA. SEU TEXTO ME FEZ VOLTAR AO PASSADO. ESTOU TENTANDO FAZER O MESMO QUE VC; SEMPRE ME PRESENTEAR! FAZ BEM À ALMA. O IMPORTANTE MESMO NA VIDA É SER FELIZ. BEIJOS NO SEU CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo texto. Desejo que você cumpra seu compromisso.

    ResponderExcluir
  21. Denise, muito interessante o texto. Ele me levou também a relembrar algumas festas de aniversário em casa, no trabalho... Parabéns e obrigado. Afetuoso abraço

    ResponderExcluir
  22. Oi Denise! Muito interessante o texto. Ele me levou a relembrar também de alguns aniversários em família, no trabalho... Parabéns e obrigado. afetuoso abraço

    ResponderExcluir
  23. Gostei do texto, parabéns, aproveitei e votei no top blog 2012, boa sorte!

    ResponderExcluir
  24. Eu, engraçado, não curto muito o meu. Fico meio encolhido, ressabiado e sem vontade de festejar. Quem me cumprimenta me constrange, quem esquece me magoa. No entanto completo o resto do ano de maneira bem razoável. Acordo de bom humor, geralmente. Durmo bem, de uma maneira geral. Tenho poucos, mas bons e velhos (de longa data e de idade também) amigos e me sinto afortunado por gozar de boa saúde e valorizar a vida nas pequenas coisas que recebo todos os dias. Talvez daí venha o meu desconforto de tanta arruaça por só um dia quando já rolou tanta coisa boa durante o ano. Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Votei e Amei o seu texto... Beijos querida:-)

    ResponderExcluir
  26. Denise adorei o texto! Como é importante e gostoso nos presentearmos e o melhor de tudo é o compromisso com a própria felicidade, esse sim é um lindo presente que lhe acompanhará em todos os momentos da sua vida. Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  27. Amei a sua história Denise Puppin, curti e votei, bjos!

    ResponderExcluir
  28. Escolheu muito bem! Tentar( pelo menos ) ser feliz é o mínimo que podemos fazer com o presente que Deus nos deu: a vida.

    ResponderExcluir
  29. falou o que reamente vem do seu interior,parabéns prima por ter essa magnifica cabeça,mostrar interior não é para qualquer um e sim para profissionais!!

    ResponderExcluir
  30. Olá, fazendo um teste para verificar os comentários.

    ResponderExcluir
  31. Olá, fazendo um teste para verificar os comentários.

    ResponderExcluir
  32. Prima, muito bom texto. Até me vi na infância.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns Denise pelo seu níver domingo p.p. ! Que Deus lhe abençoe e ilumine sempre o seu caminho. Saúde, Paz Alegria e Sucesso. Bjs.

    ResponderExcluir

  34. Denise, PARABÉNS!!!! Que Deus te abençoe muito!!!!
    Feliz aniversário, Denise!

    ResponderExcluir
  35. Denise, boa tarde.

    Peço desculpas por demorar a ler o seu texto sobre o seu meu aniversário.

    Hoje, estabeleci um horário para responder seu e-mail.

    Com mais calma li novamente o seu texto

    Por ser seu fã, sou imparcial para comentar o seu texto.

    Suas palavras são lindas e refletem um pouco de todos nós.

    Nos dias de hoje é difícil os jovens curtirem o próprio aniversário

    Obs: Se quiser pode colocar no seu blog.

    Um abração,
    Fernando

    ResponderExcluir
  36. Oi Denise!! Parabens saude felicidades e toda energia maravilhosa !! Vc e especial e merece tudo de bom!
    Sds!
    Bjs
    (Face)

    ResponderExcluir
  37. Toda hora é o momento ideal de edsejar algo de bom às pessoas! Parabéns!!!
    (Face)

    ResponderExcluir
  38. Parabéns!!! Deus te abençõe.
    (Face)

    ResponderExcluir
  39. Parabéns DENISE
    Muitas felicidades, paz, saúde ... tudo de bom sempre
    Bjos
    Carol Puppin
    (Face)

    ResponderExcluir
  40. Uma das grandes bençãos da vida é a experiência que os anos nos concedem. Comemore a maravilha de ser uma pessoa única e especial. Celebre a vida!!
    (Face)

    ResponderExcluir
  41. Denise
    Que o dia de hoje seja repleto de alegrias, boas recordações, muita harmonia, e que esse clima agradável perdure por longo tempo neste novo período de sua vida. Feliz aniversário e que Deus te abençoe!
    Nei
    (Face)

    ResponderExcluir
  42. Feliz aniversário!!!
    (Face)

    ResponderExcluir
  43. Querida Denise,
    Parabéns, muitos anos de vida, alegria, saúde e muita paz.
    (Face)

    ResponderExcluir
  44. Olá Denise,
    Dia 21 está próximo, e quero desde já me antecipar, e lhe dar os parabéns, desejando à você muito sucesso e saúde.
    (Face)

    ResponderExcluir
  45. feliz aniversário princesa.
    (Face)

    ResponderExcluir
  46. Parabens e muitas felicidades. Beijos e fique com Deus.
    (Face)

    ResponderExcluir
  47. Parabéns, Dê!!! Muitas felicidades!!! Saúde, amor, sorte, fartura!!! Smack!!! ❤
    (Face)

    ResponderExcluir
  48. feliz aniversario !
    (Face)

    ResponderExcluir
  49. Denise ainda dá tempo prá te desejar tudo de bom, muitas felicidades ao lado de sua família !!!!!!!!! PARABÉNS
    (Face)

    ResponderExcluir
  50. Parabéns minha chara!!!! Tudo de lindo na sua vida! Bj.
    (Face)

    ResponderExcluir
  51. Dê,Deus abençoe sua vida.E que vc realize todos os seus sonhos.Parabéns.
    (Face)

    ResponderExcluir
  52. Parabénssss Boas falas ....
    (Face)

    ResponderExcluir
  53. Amiga querida, professora maravilhosa, muitas felicidades, muitas realizações e paz!
    (face)

    ResponderExcluir
  54. Denise, te desejo um lindo aniversário, com mais um ano de experiências, saúde, amor, novos desafios, sucesso...VIDA!!!
    Vc merece tudo de bom!!!
    Beijos!
    (Face)

    ResponderExcluir
  55. Parabéeens denovo, tia! Tudo de bom sempre, saúde, paz, amor e sucesso!
    (Face)

    ResponderExcluir
  56. Parabéns! Feliz aniversário. Sucesso, saúde e felicidades. Sempre!
    (Face)

    ResponderExcluir
  57. Parabéns!! Muitas felicidades e muitas realizações. Beijos,
    (Face)

    ResponderExcluir
  58. Parabéns!! Muitas felicidades e muitas realizações. Beijos,
    (Face)

    ResponderExcluir
  59. Parabéns Flor!!!
    Que Deus a abençoe para a realização de todos os seus sonhos. Beijos mil.
    (Face)

    ResponderExcluir
  60. Feliz aniversário!
    (Face)

    ResponderExcluir
  61. Parabéns!
    (Face)

    ResponderExcluir
  62. Oi Denise, parabéns felicidades, saúde e paz.
    (Face)

    ResponderExcluir
  63. Felicidades! Saúde, Paz e Bem! Uma feliz e maravilhosa PRIMAVERA para você! Abraço!
    (Face)

    ResponderExcluir
  64. Feliz aniversario!!!
    (Face)

    ResponderExcluir
  65. FELIZ ANIVERSÁRIOOO !!!! ;)
    (Face)

    ResponderExcluir