sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Para quem gosta de Carnaval.



Dom Helder Câmara, foi um bispo católico e grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar no Brasil. Pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres e a não-violencia. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.

Divido com vocês, o que ele disse sobre o Carnaval em sua crônica radiofônica "Um olhar sobre a cidade" (Rádio Olinda AM), em 01 de fevereiro de 1975:

"Carnaval é a alegria popular. Direi mesmo, uma das raras alegrias que ainda sobram para a minha gente querida. Peca-se muito no carnaval? Não sei o que pesa mais diante de Deus: se excessos, aqui e ali, cometidos por foliões, ou farisaísmo e falta de caridade por parte de quem se julga melhor e mais santo por não brincar o carnaval. 

Estive recordando sambas e frevos, do disco do Baile da Saudade: ô jardineira por que estas tão triste? Mas o que foi que aconteceu....Tú és muito mais bonita que a camélia que morreu...  

Brinque meu povo querido! Minha gente queridíssima. É verdade que quarta-feira a luta recomeça. Mas, ao menos, se pôs um pouco de sonho na realidade dura da vida!"

Desejo a todos um ótimo Carnaval!  
Divirtam-se na folia.
Pequem com moderação... rsssss 

Fonte: Wikipédia, catolicostradicionais.blogspot.com.br

3 comentários:

  1. Grande mente, grande coração, D. Helder Câmara. Meus respeitos.

    ResponderExcluir
  2. Denise realmente nós temos muita coisa em comum: D. Helder Camara foi bispo em Barra do Piraí, minha terra, e grande amigo de minha mãe motivo pelo qual me batizou. Morreu em Patos de Minas como bispo ou arcebispo !!!!! Tenho inclusive fotos com ele !!!! Minha avó materna mora perto da Catedral onde tinha a casa que ele morava!!!!!!
    Bjs e bom carnaval !!!!

    ResponderExcluir
  3. Era um sábio mal compreendido por seu próprio povo!...

    ResponderExcluir