segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Para quem quer viver melhor a cada ano.

Divido com meus amigos, alunos e leitores, nessa data tão especial que é o dia do meu aniversário, uma bela oração atribuída a Santa Tereza de Ávila, que reconhecia seus defeitos e pedia  à Deus, força para transpô-los. Ela é minha súplica diária, ao meu amado e Mestre Jesus:


“Ó Senhor, tu sabes melhor do que eu, que estou envelhecendo dia a dia. E que um dia serei velha. Livra-me da pretensão de ter que dizer algo em toda ocasião, e a respeito de cada assunto.
Livra-me do grande entusiasmo de querer colocar em ordem a vida dos outros.
Ensina-me a ser contemplativa, mas não fingida. Prestativa mas não ditatorial.
Com o acúmulo de sabedoria que tenho, parece uma pena não poder transmiti-la.
Mas tu compreendes Senhor, que eu gostaria de conservar alguns amigos.
Preserva-me da tolice de querer contar-lhes tudo em detalhes
e, concede-me um pouso para chegar logo ao ponto que interessa.
Ensina-me a calar sobre queixumes.
Eles aumentam e, a vontade de descrevê-los cresce também a cada ano que passa.
Não ouso pedir o dom de ouvir com alegria as descrições das doenças alheias.
Ensina-me porém a suportá-las com paciência.
Ensina-me a maravilhosa sabedoria de que posso me enganar.
E conserva-me tão amável quanto possível.
Não pretendo ser nenhuma santa. Pois é difícil o convívio com os santos!
Mas... uma velha rabugenta porém, é obra máxima do diabo.
Ensina-me a descobrir nas outras pessoas, inesperados talentos.
E concede-me, Senhor, o belo dom de poder dizer à elas que os possui
e, a graça de poder orientá-las." 
(Teresa de Ávila 
1515-1592)


93 comentários:

  1. Meus parabéns, felicidades.

    Muito bom, só descordo do momento em que diz que ficará velha, uma mulher nao envelhece ela amadurece! Que seu dia seja perfeito bjs graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsss... é verdade!! Mas esse pensamento é recente, se vc observar o poema foi escrito entre 1515 e 1592!!
      De qq forma, aceito sua sugestão.
      Abs.

      Excluir
    2. Nossa...quantas verdades! Eu não conhecia essa oração. Será que conseguiremos isso um dia?
      Beijos

      Excluir
  2. Parabéns pelo seu aniversário. Desejo-lhe agradáveis surpresas e felizes acontecimentos, e que este dia possa lhe trazer muitas aventuras e alegrias!

    Já estou chorando.......... calma.... meu Deus!!!!!!! Precisava ler algo assim hoje...

    Obrigada por fazer parte do meu pequeno cantinho. Você é uma pessoa incrível!
    Beijo Grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa oração tb me emociona mto. Que bom que vc tb apreciou.
      Agradeço o seu carinho.

      Excluir
  3. Denise, que linda essa oração! Parabéns pra vc com todo carinho. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Linda oração! Parabéns pelo aniversário, e muitas felicidades hoje e sempre! Desejo que você continue realizando a linda missão de ajudar as pessoas a se expressarem melhor no mundo! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amada Denise, parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Linda oração...parabéns, Querida!
    ocê é muito especial! Tenha certeza que você mora no meu coração

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, que vc continue brilhando!!!!

    ResponderExcluir
  8. parabéns Denise. Muita paz! Abs.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Muitas felicidades p vc, hoje e sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, minha querida!! Muito amor, saúde e paz !! Vc fez a diferença na minha vida e continua fazendo, nas vidas de outros!! Que vc continue com esta linda missão de guiar as pessoas na sua própria descoberta!! Um beijo enorme!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, muitas realizações hoje e sempre...bjs

    ResponderExcluir
  13. Linda oração! Parabéns pelo aniversário, e muitas felicidades hoje e sempre! Desejo que você continue realizando a linda missão de ajudar as pessoas a se expressarem melhor no mundo! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Parabéns .muito sucesso e realizações. bjs

    ResponderExcluir
  15. Parabéns muita saúde e paz.

    ResponderExcluir
  16. Querida Denise,

    "Que o caminho seja brando a teus pés e o vento sopre leve em teus ombros! Que o sol brilhe suave sobre a tua face e as chuvas caiam serenas em teus campos! E, até que eu de novo te veja, Deus te guarde na palma da mão!" Parabéns por mais um ano de vida!"

    ResponderExcluir
  17. Felicidades,Saúde e Sucesso! Bj

    ResponderExcluir
  18. Feliz aniversário ! Que sua vida sempre seja cheia de vida! Bjs Marisol

    ResponderExcluir
  19. Bom dia e feliz aniversário Denise!! Muitas felicidades, saúde, paz e boas vibrações nesse dia tão especial! Desfrute com as pessoas que ama e que continue sempre essa pessoa positiva! Um grande beijo pra você

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo seu aniversário.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns, amiga! Felicidades!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Denise, parabéns, saúde, amor, paz, Deus esteja sempre te abencoando ! ! Bj

    ResponderExcluir
  23. Denise! Tudo bem? Espero que tenha tido um ótimo dia de aniversario! Você sabe que tem um presente especial da loja, né? Fora os 10% de desconto. Eu estou de ferias, passando por alguns países na Europa, mas logo logo estarei de volta! Espero que esteja tudo bem! Mais uma vez, feliz aniversario!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo seu dia!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Denise!! Felicidades, Alegrias, Sucesso, Saúde e tudo de melhor. Fiquei sabendo que no próximo período meus períodos devem ser anoite, assim facilitando fazer o curso de Oratória. Enfim, depois falamos sobre isso. Aproveite seu dia! Grande Beijo

    ResponderExcluir
  26. Estimada Denise. Em oração peço a Deus que te conserve como a pessoa maravilhosa que você é, que dê a proteção necessária e capacitação para vencer as dificuldades do dia-a-dia, e saúde. Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Parabéns muita saúde e paz

    ResponderExcluir
  28. Parabéns! Muitas felicidades! Vamos fazer aula, tenho disponibilidade todos os dias. Bjs

    ResponderExcluir
  29. Muito bonita Denise!! Bjs Monica Puppin

    ResponderExcluir
  30. Mahatma Multimidia21 de outubro de 2013 23:32

    Denise, querida... Este novo amigo a teleabraça com carinhosas mentalizações para que hoje e sempre flua ao seu encontro tudo de melhor para a sua felicidade. Sejam todos os seus dias ricos de contribuições para sua crescente alegria de Ser e de Viver.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns! Tudo de melhor nessa vida! Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns Denise Puppin! Que os raios do sol continuem iluminando sua vida a cada amanhecer...

    ResponderExcluir
  33. Parabéns!! Muita saúde, sucesso e din din porque ninguém eh de ferro heim...

    ResponderExcluir
  34. Parabéns Denise! Muita paz, amor e sucesso!!

    ResponderExcluir
  35. ROBERTO GUIMARÃES21 de outubro de 2013 23:59

    Feliz Aniversário, Denise.
    Aproveite seu dia, curta a vida.
    Um abração do seu amigo de sempre

    ResponderExcluir
  36. Dear Mestra
    PARABÉNS pelo dia de hoje, muito sucesso, paz, saúde, alegria e muita coisa boa.
    bjs

    ResponderExcluir
  37. Parabéns, minha querida! Que vc continue cada vez mais linda, com sucesso e muita paz em sua vida. Bjs

    ResponderExcluir
  38. Feliz aniversário!!!!
    Li a oração e amei! Maravilhoso.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  39. Parabéns Denise! Muita saúde, paz e sucesso!

    ResponderExcluir
  40. Parabéns, Denise Puppin!
    Uma das grandes bençãos da vida é a experiência que os anos nos concedem. Comemore a maravilha de ser uma pessoa única e especial. Celebre a vida!! Deus continue a abençoando!!

    Felizzzz Aniversário!!!

    ResponderExcluir
  41. Parabéns,Denise! Deus lhe abençoe ricamente!

    ResponderExcluir
  42. Querida Denise.

    Feliz Aniversário de um amigo que está distante, mas que tem sua amizade sempre presente.

    Um abraço carinhoso,

    ResponderExcluir
  43. Feliz aniversário, Denise Puppin!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  44. Apesar de não termos convivido de perto devido á diferença de idade e rumos na vida, pelo Facebook e "amigos de Manhuaçu" aprendi a te admirar e posso ver no dia a dia como você honra sua origem , com pensamentos e atitudes que eu tenho certeza alegram seus pais onde estiverem.

    Te desejo toda felicidade do mundo e todas as bênçãos de nosso pai Celestial.
    Feliz Aniversário Denise !

    ResponderExcluir
  45. Parabéns! Felicidades! Beijos

    ResponderExcluir
  46. Parabéns Denise !! Que Deus lhe proteja cada vez mais!!!! bjs

    ResponderExcluir
  47. Feliz Aniversário!!!
    Que a sua luz se espalhe por muitos e muitos anos!!

    ResponderExcluir
  48. Feliz Ano Novo, Denise !!! Muita saúde, harmonia, prosperidade e Fé !!! Um abraço...

    ResponderExcluir
  49. Oi Denise! Felicidades! Que Deus te abençoe sempre e que Maria te cubra com seu manto! Muita alegria em sua vida!

    ResponderExcluir
  50. Parabéns Querida Denise! Te desejo tudo de maravilhoso! Beijo!

    ResponderExcluir
  51. Denise Puppin
    Que hoje seja o início de um novo ciclo em sua vida que lhe trará grande prosperidade, que lhe fará uma pessoa ainda melhor.
    Feliz aniversário e que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  52. Denise, muitas muitas felicidades neste dia especial! Feliz aniversário!

    ResponderExcluir
  53. Um VIVA para você neste DIA!
    Que Deus te dê muitos e saudáveis ANOS de vida!
    Bj grande!

    ResponderExcluir
  54. Parabéns Denise, felicidades e sucesso sempre, bjs

    ResponderExcluir
  55. Parabéns Denise! Muita saúde, paz e sucesso!

    ResponderExcluir
  56. Parabéns, Denise Puppin!
    Uma das grandes bençãos da vida é a experiência que os anos nos concedem. Comemore a maravilha de ser uma pessoa única e especial. Celebre a vida!! Deus continue a abençoando!!

    Felizzzz Aniversário!!!

    ResponderExcluir
  57. Parabéns!!! Muitos anos de vida!!!

    ResponderExcluir
  58. Parabéns, sucesso saúde e muitas felicidades

    ResponderExcluir


  59. Feliz aniversário princesa

    ResponderExcluir
  60. Muitas felicidades!!!!

    ResponderExcluir
  61. Parabéns, que seu dia seja muito especial!! bjs

    ResponderExcluir
  62. Minha querida, que vc tenha muita saude e alegrias. bjsssss

    ResponderExcluir
  63. João Rosa Júnior23 de outubro de 2013 15:48

    Parabéns e Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  64. Feliz Aniversário!!!

    ResponderExcluir
  65. PARABÉNS DÊ, SAÚDE E MUITA PAZ. GRANDE BEIJO

    ResponderExcluir
  66. Cerimonial escreveu na sua linha do tempo.

    Parabéns lindíssima!!Que Deus te abençoe e te cubra ricamente de sucesso e felicidades!!

    ResponderExcluir
  67. Parabéns! Denise que deus te abençoe, hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  68. Parece mais um desabafo, mas que é um sinal importante que mostra como estamos sempre amadurecendo. Há momentos em que precisamos mesmo fazer uma parada de reflexão e lembrar que, antes de tudo, deve-se estar de acordo consigo mesmo, e não com os outros. Beijos e Muita Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além da intenção do desabafo, há tb a intenção de súplica, Ela. O texto é tocante por ser verdadeiro, retratando o espírito de uma pessoa humilde em sua humanidade e grande em sua fé e aliança com Deus. Bjs.

      Excluir
  69. Felicidades... Bjs Catarina

    ResponderExcluir
  70. Querida Denise.
    Feliz Aniversário de um amigo que está distante, mas que tem sua amizade sempre presente.

    Um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  71. Oi, Denise, parabéns, saúde, amor, paz, Deus esteja sempre te abençoando ! ! Bjs

    ResponderExcluir
  72. Querida amiga Denise, no dia de seu aniversário, desejo que o Senhor Deus lhe abençoe. Feliz Aniversário.

    ResponderExcluir