terça-feira, 22 de abril de 2014

Para quem quer falar bem.

A Voz do Dono e o Dono da Voz
(* Por Denise Puppin)


Esse é o título de uma canção que Chico Buarque escreveu na década de 80, externando seu pensamento em claro tom de insatisfação entre as partes de uma relação profissional.  A voz do Chico fala, usando uma linguagem riquíssima em duplicidade de sentidos, desabafando de modo poético e altamente enigmático seu descontentamento. Ele, Chico, é o ‘dono da voz’ e, por reconhecer o seu valor, não se permite calar.

Considero uma dádiva externar pensamentos e sentimentos de modo escrito ou oral. Aqueles que usam bem esse recurso são dignos de serem chamados de artistas. Todavia, há um grande número de pessoas que se sentem pouco a vontade em falar o que sentem e pensam. Outros, uma grande dificuldade. A expressão é um exercício que precisa ser treinado. Faz bem falar das alegrias, dos prazeres, das tristezas, dos incômodos. Eleva e alivia a alma. Entretanto, falar sem parar e sempre os mesmos assuntos, não.  Esse comportamento chateia e enjoa.

Falar com voz agradável, pronunciar bem as palavras, ter um vocabulário positivo e cortês, ser elegante nos movimentos, são atitudes comunicativas bastante poderosas. Combinar harmoniosamente expressão vocal, verbal e gestual, enriquece a conversação e contribui muito para a promoção da autoimagem. 

Para ser o ‘dono da voz’, a autoestima, que é o fundamento da autoimagem, precisa estar em constante desenvolvimento. Para ser o verdadeiro ‘dono da voz’, o indivíduo deve conhecer seus valores pessoais e também os sociais, éticos e morais. Assim conseguirá, sem esforço, agir naturalmente de modo congruente e confortável, revelando-se elegante em todas as suas atitudes. Você é dono da sua voz?

Denise Puppin é fonoaudióloga, Professora de Oratória e Retórica contemporânea; Trainer e Coach de Apresentações, Discursos, Treinamentos e Gestão Emocional e Estratégica nas Exibições; Consultora de Imagem e Estilo Pessoal; Master Practitioner em PNL (Instituto de Berlim/Rio), especialista em Experiência de Aprendizagem Mediada (Icelp/Rio) e Emotologia; Terapeuta no 'método Padovan de Reorganização Neuro Funcional .

Desde 1991, ministra treinamentos e cursos individuais, grupos e in company em ‘Comunicação & Oratória’ na cidade do Rio de Janeiro.

Esse texto pode ser reproduzido desde que seja creditada a autoria e fonte de onde o mesmo foi extraído -  Lei 9610/98 (proteção dos direitos intelectuais) -   


CURTA a nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Atelier-de-Voz-e-Fala-Escola-de-Orat%C3%B3ria/456119924433675?pnref=story



2 comentários:

  1. Muito bom o texto! Penso que ainda sou a voz do dono e fã número 1 de Chicão Buarque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Denise!
      Sim, acredito que vc seja dona da sua voz.
      Abs.

      Excluir