domingo, 2 de novembro de 2014

Para quem quer saber sobre puberdade.


Chama-se de PUBERDADE a fase vivida pelo ser humano entre a infância e a idade adulta, ou seja, na adolescência.

Nesse período ocorrem grandes mudanças físicas e biológicas nos meninos e nas meninas, incluindo alterações de humor.

O estirão do crescimento nos meninos é mais tardio do que nas meninas, porém mais intenso. Inicia-se pelas extremidades, pés e mãos, depois braços e pernas e finalmente o tronco, motivo pelo qual, visualmente, os adolescentes parecerem 'desengonçados'.

Por não perceberem exatamente as proporções do seu próprio corpo, esbarram constantemente nas pessoas e em objetos, consolidando o rótulo de 'desastrados'.

Nesta fase é comum os adolescentes reclamarem de dores nas articulações, consideradas pelos médicos, dores de crescimento. Seria muito bom que eles dessem uma atenção especial à coluna vertebral, pois a timidez pode conduzi-los aos hábitos das más posturas. Na tentativa de evitar o destaque, se encurvam, mantendo a cabeça baixa e os ombros fechados, em nítida postura de encolhimento.

A puberdade é também a fase da ‘muda vocal’, período em que a voz desafina e oscila em tom grave. Isso ocorre em virtude do crescimento da laringe, o órgão fonador. Embora passageiro, os momentos são alvos de ‘zoação’ por parte dos colegas e risos dos familiares.

Recentemente vi essa animação e venho mostrá-la à vc, pois além de bem feita, é engraçada e criativa, retratando bem a puberdade masculina.

Espero que gostem. Deixo-lhes o meu abraço e também o convite para curtirem a pagina do Atelier de Voz e Fala - Escola de Oratória,no Facebook.

DENISE PUPPIN
Fonoaudióloga, Educadora e Professora de Oratória, Trainer Coach de Apresentações, Discursos, Treinamentos e Coach em Gestão Emocional e Estratégica nas Exibições. Dirige o Atelier de Voz e Fala - Escola de Oratória, desde 1991.


Esse texto pode ser reproduzido desde que seja creditada a autoria e fonte de onde o mesmo foi extraído -  Lei 9610/98 (proteção dos direitos intelectuais) -      
escoladeoratoria@uol.com.br

3 comentários: